sábado, 20 de junho de 2009

Salmos

Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Salmos 1:1

O livro dos Salmos é poético, assim como o de Jó. Trata-se de uma coletânea de vários compositores inspirados por Deus: Davi, Asafe, os filhos de Cora, Hemã, Etã, Moisés, Salomão e possivelmente outros desconhecidos. Ainda assim, as composições estão ordenadas em uma perfeita seqüência, conforme determinou o Espírito Santo. Eles transbordam de consolação ao tratar dos sentimentos do coração nas circunstâncias mais diversas, e mostram a resposta de Deus a cada necessidade da alma.
Acima de tudo, os Salmos nos falam de Cristo. Neles, temos descrito os Seus sentimentos ao empenhar-se pela glória de Deus e pela benção das almas; ao sofrer como o humilde Homem de dores; ao ser perseguido pelos homens; ao suportar a angústia da cruz e o abandono de Deus; ao considerar os bem-aventurados resultados de Sua obra; mas também ao irar-se diante da maldade do homem – enfim, podemos considerar os Seus sentimentos nas diversas situações que enfrentou. Contemplá-los é um maravilhoso bálsamo para o nosso coração.
É oportuno lembrar, contudo, que os Salmos foram escritos do ponto de vista judaico e que a benção de Israel, bem como as aflições, dores e castigos desse povo, estão em destaque aqui. Assim, temos nesse livro profeticamente a história de Israel através de todas as suas tribulações até, por fim, ser estabelecido na glória do reino milenar. Mas isso de maneira alguma diminui as bênçãos espirituais aplicáveis a nós: o livro dos Salmos é, pois, de grande valor e consolo para a nossa alma.

Fonte: Leituras Cristãs - Depósito de Literatura Cristã

Nenhum comentário:

Postar um comentário