segunda-feira, 22 de junho de 2009

Romanos

... sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus... Romanos 3:24

Na carta aos Romanos (“os fortes”), temos as verdades que constituem o fundamento do cristianismo. Nesse livro, Deus é o Soberano Juiz, absoluto em justiça, aquele que descobre e expõe o pecado de toda a humanidade, não aceita nenhuma justificativa e não admite o mal, mesmo em níveis mínimos. Todos são apresentados como culpados diante de Deus (3:19); Contudo, em perfeita justiça, Ele também oferece a completa justificação da culpa, com base na “redenção que há em Cristo Jesus”, o grande Substituto que, por meio de Seu sacrifício, suportou a punição devida pelo pecado. Em razão disso, todo verdadeiro crente em Cristo é inocentado de qualquer acusação e declarado justo diante de Deus.
O significado da cruz também é apresentado em relação ao livramento do poder do pecado que habita em nós. Essa verdade é apresentada de forma a ajudar o pecador ainda no início de sua jornada de fé e conduzi-lo através das aflições pelas quais irá passar, ao sair da escravidão e das trevas e ingressar na liberdade e na luz, firmando os pés nos caminhos da justiça.
Nos capítulos 9, 10 e 11, somos informados de que os propósitos e caminhos de Deus em relação a Israel estão em consonância com as verdades agora reveladas no cristianismo. Deus é o grande Vencedor, e, como conseqüência, os que confiam Nele são abençoados. A partir do capítulo 12, recebemos instruções quanto à conduta prática baseadas no sólido e eterno alicerce da graça justificadora de Deus.Romanos é um livro formidável, porque traz firmeza e paz à alma, para então habilitá-la à prática de toda virtude piedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário