segunda-feira, 22 de junho de 2009

Atos

Os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça. Atos 4:33

Atos dos apóstolos, que alguns também designam como “Atos do Espírito Santo”, é o relato do modo pelo qual a sabedoria divina ordenou os fatos para gradualmente conduzir as pessoas na transição da dispensação da Lei (anteriormente estabelecida por Deus) para a plena liberdade da dispensação da “graça de Deus”. Aqui, quando os apóstolos são usados por Deus para estabelecer o cristianismo, percebe-se de uma forma muito bela o poder e o agir do Espírito Santo.
A obra começa em Jerusalém, no capítulo 2, quando o Espírito Santo desce do céu para a terra e se espalha. No capítulo 7, Israel martiriza Estevão e assim, como nação, friamente rejeita o segundo apelo da graça divina a eles dirigido (já haviam antes rejeitado ao seu Messias). É então que Deus levanta o apóstolo Paulo como mensageiro especial aos gentios. Assim, a graça divina se estendeu ao mundo inteiro. A Igreja de Deus é formada pelo poder do Espírito de Deus, e os crentes, judeus e gentios, são batizados em um só corpo.
Observa-se nesse livro o grande cuidado de nosso Deus em preservar uma unidade genuína e viva, tanto da obra divina quanto de todos os santos ao redor do mundo. Afinal, eles agora são unos e constituem a Igreja, o Corpo de Cristo!
A realidade, a simplicidade e o frescor dos primeiro dias da Igreja e a piedosa manutenção da ordem e da unidade, sem a necessidade de organizações e esquemas humanos, transmitem uma importantíssima instrução para a nossa alma. Tudo isso nos revela, de modo inigualável, a suficiência de Cristo como o Centro para o qual todo o Seu povo é atraído e também a suficiência do poder do Espírito de Deus para cada atividade espiritual – adoração, comunhão, serviço ou testemunho. Fica evidenciado que não é necessária a intervenção do homem, ainda que bem-intencionada, em qualquer uma das funções da verdadeira Igreja de Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário