segunda-feira, 22 de junho de 2009

1 Coríntios

Nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus e loucura para os gregos. Mas, para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus. 1Coríntios 1:23-24

Corinto significa “saciado”, “satisfeito”, e 1Coríntios é uma carta escrita para corrigir as desordens e as imoralidades toleradas naquela ali nos dias da igreja primitiva. Apresenta-nos a epístola sólidos e práticos princípios de governo e ordem para a assembléia local, elementos muito necessários à Igreja de Deus em todo o mundo. O fato de tais princípios serem imperativos e de aplicação universal é sublinhado nas seguintes passagens: 1:2; 4:17; 11:16; 14:33-37.
A cidade de Corinto era o centro da filosofia grega, contudo moralmente degradada. Por isso, a sabedoria do mundo é descartada no capítulo 1 e substituída pela revelação de Deus mediante o Seu Espírito no capítulo 2, porque o “homem atual não compreende as coisas do Espírito de Deus” (2:14).
A sabedoria humana é incapaz de ordenar o andamento das coisas na Assembléia. Mas a Palavra de Deus, aplicada pelo Espírito ao coração e à consciência, é suficiente para manter todas as coisas funcionando de acordo com mente de Deus. O orgulho intelectual é rejeitado nos capítulos 1 e 2; a corrupção carnal é condenada nos capítulos 3 a 7; a comunhão com demônios por meio da idolatria é alvo de advertência nos capítulos de 8 a 10. Nos capítulos de 11 a 14, encontramos detalhes essenciais quanto à verdade e à prática da Igreja.
Além da ordem na casa de Deus, outro aspecto enfatizado em todo o livro é a unidade do Corpo de Cristo (esta, porém, na observância de uma separação de todas as associações que não sejam santas). Essa unidade é vista, por exemplo, em uma precisa diversidade de dons, cujo exercício requer dependência de Deus. A importância da sã doutrina também é um aspecto vital, e capítulo 15 salienta a verdade da ressurreição de Cristo e a de seus santos, por ocasião de Sua vinda, como algo fundamental para o testemunho da Igreja de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário