segunda-feira, 22 de junho de 2009

Mateus

Ide, portanto, e fazei discipulos de todas as etnias, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espirito Santo. Mateus 28:19


Mateus (cujo nome significa “dom de Deus”), o primeiro livro do Novo testamento, foi escrito do ponto de vista judeu preserva uma admirável continuidade com o Antigo Testamento. Mateus apresenta o Senhor Jesus como o tão aguardado Messias de Israel e também o seu Rei. Sua genealogia, portanto, remete a Davi e Abraão. A genealogia apresentada é a de José, marido de Maria, fato que oficialmente habilita Cristo ao trono de Davi.
Mateus é também o único livro da Escritura Sagrada que traz a expressão “o Reino dos céus”. Isso nos mostra as conseqüências fracasso total e Israel. Enquanto estavam sob a lei de Moisés, a autoridade do Reino de Javé fora confiada aos Judeus, sendo Jerusalém a sede do governo. Deus agora estava lhes subtraindo esse privilégio, e o Seu reino agora teria a sede no céu. Ele outrora havia falado na terra, no meio dos judeus: agora falava do céu. Pó essa razão, Mateus se refere ao Reino de Deus como “o Reino dos Céus”. Esse evangelho nos mostra de modo claro e impressionante a mudança nos caminhos dispensacionais de Deus, pois o Cristo, o verdadeiro Rei, veio a este mundo e retornou ao céu.
Em razão disso, é coerente que Mateus insista na total sujeição e obediência à soberana autoridade do Senhor Jesus, e não à lei, mas àquele que está muito acima dela. A autoridade (e não a graça, como em Lucas) é o grande tema do livro de Mateus. Como seria bom se essas lições fossem implantadas profundamente em nosso coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário