sábado, 20 de junho de 2009

Ester

Mardecai era grande na casa do rei, e a sua fama saía por todas as províncias; porque o homem Mardodecai se ia engrandecendo. Ester 9:4

O nome Ester significa “estrela”. O livro retrata um período em que os judeus estavam cativos, fora de sua terra, ocultos entre as nações, porém amparados pela providência e pelos cuidados do Deus a quem haviam desobedecido. Ainda assim, Deus não é mencionado nesse livro. Ele está oculto: não pode, abertamente, ligar o Seu nome ao povo, pois a dispersão deles é o castigo da desobediência. Além do mais, eles haviam escolhido permanecer na Pérsia, embora Deus lhes tivesse aberto uma porta para retornar a Israel. Esses judeus não tinham verdadeiro interesse em retornar, como os outros, ao lugar que Deus lhes havia preparado.
Apesar disso, vemos a Sua poderosa mão abençoando o povo com misericórdia e proteção. Essa é uma figura da benção que há de vir, após muitos sofrimentos e perseguição, para os filos de Israel que hoje estão dispersos.
A própria Ester parece nos recordar a beleza que Deus vê em Seu povo, apesar de haverem fracassado e se afastado do Senhor. Mardoqueu é uma figura de Cristo. Em primeiro lugar, por proteger um rei gentio dos que planejavam a sua morte. Em segundo lugar, por ser cada vez mais engrandecido entre os gentios depois de ter sido, inicialmente, marcado para morrer.
O livro ilustra muito bem o cuidado de Deus para com o crente verdadeiro que se torna negligente e desobediente em seus caminhos. Tal pessoa não desfruta mais real comunhão com Deus nem sente alegria na presença dele. Deus, no entanto, continua zelando por essa pessoa, até mesmo por meio de provações, sempre tendo em vista a sua restauração na submissão ao Senhor Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário