sábado, 13 de junho de 2009

Colossenses

Colossenses tem muito em comum com Efésios. Mas este livro, contudo, nao apresenta os santos como "assentados nos lugares celestais", mas antes os considera como peregrinos andando no deserto deste mundo. No entanto, a provisao para a jornada vem do céu, e a plenitude desta provisao é belamente vista na Pessoa de Cristo. "Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade" (2:9).
Juntamente com esta "plenitude", as palavras "tudo", "toda" e "todo" sao usadas constantemente. Isso era necessário para adverti-los sobre dois perigos que grassavam em Colossos: de um lado, as várias filosofias, que apelavam somente ao intelecto; por outro, o misticismo religioso que era um insulto ao intelecto, embora ambas estavam curiosa e frequentemente misturadas, originando diversas doutrinas monstruosas e conflitantes. A primazia da liderança de Cristo é a resposta definitiva e abençoada de Deus para tal situação.

Cristo é visto como Cabeça de toda a criação e também como a Cabeça do corpo, a Igreja. Ele ira reconciliar todas as coisas no ceu e na terra, mas agora Ele já reconciliou todo os os crentes com Deus. Ele, na pessoa do apostolo Paulo, fez provisao tanto para o ministério do Evangelho como para o da Igreja. Em tudo isso há provisao tanto para o mundo quanto para a Igreja.

Em Colossenses encontramos sustento, o alimento espiritual, que nos preservará do mal nas suas formas mais sutis.

Fonte: Leituras Cristãs - volume 44 - n 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário