sábado, 20 de junho de 2009

Esdras

Servos somos, porém na nossa servidão não nos desamparou o nosso Deus; antes, estendeu sobre nós beneficência perante os reis da Pérsia, para revivermos, e para levantarmos a Casa do nosso Deus, e para restaurarmos as suas assolações, e para que nos desse uma parede em Judá e em Jerusalém. Esdras 9:9.
Esdras, cujo nome significa “ajuda”, foi escrito por um escriba com esse nome. O livro relata uma obra de restauração que Deus operou ao trazer de volta alguns grupos de judeus exilados a Jerusalém. O primeiro grupo retornou sob a liderança de Zorobabel (2:2) com o objetivo de reconstruir o Templo. Isso aconteceu mediante ordem de Ciro, rei da Pérsia, porque naquele tempo os medos e persas haviam conquistado o Império Babilônico. Ciro decretou que os utensílios do Templo (que Nabucodonosor havia levado para a Babilônia) fossem devolvidos ao Templo, que seria reconstruído. Houve inúmeros obstáculos durante a construção, mas Deus, usando os profetas Ageu e Zacarias, finalmente possibilitou a sua conclusão (6:15).
Mais tarde, já no reinado de Artaxerxes, outro grupo retornou a Jerusalém sob o comando de Esdras, sacerdote da linhagem de Arão, incumbido tanto do suporte ao serviço de reconstrução do Templo quanto do estabelecimento de magistrados e juízes conhecedores da Lei, para governar o país.Trata-se de um livro essencial para os nossos dias, porque mostra que aqueles que desejam retornar à verdadeira adoração a Deus, em conformidade com as Escrituras, devem esperar oposição. A fé desses adoradores, contudo, será recompensada, se permanecerem fiéis aos princípios divinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário