segunda-feira, 22 de junho de 2009

Colossenses

Dando graças ao Pai, que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz. Ele nos tirou da potestade das trevas e no transportou para o Reino do Filho do seu amor. Colossenses 1:12-13

Colossenses (“monstruosidades”) tem muito em comum com Efésios. Mas este livro, contudo, não apresenta os santos com “assentados nos lugares celestiais”, mas antes os considera como peregrinos andando no deserto deste mundo. No entanto, a provisão para a jornada vem do céu, e a plenitude desta provisão é belamente vista na Pessoa de Cristo. “Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade” (2:9).
Juntamente com esta “plenitude”, as palavras “tudo”, “toda” e “todo” são usadas constantemente. Isso era necessário par adverti-los sobre dois perigos que grassavam em Colossos: de um lado, as várias filosofias, que apelavam somente ao intelecto; por outro, o misticismo religioso que era um insulto ao intelecto, embora ambas estavam curiosa e frequentemente misturadas, originando diversas doutrinas monstruosas e conflitantes. A primazia da liderança de Cristo é a resposta definitiva e abençoada de Deus para tal situação.
Cristo é visto como o Cabeça de toda a criação e também como a Cabeça do corpo, a Igreja. Ele irá reconciliar todas as coisas no céu e na terra, mas gora Ele já reconciliou todos os crentes com Deus. Ele, na pessoa do apóstolo Paulo, fez provisão tanto para o ministério do Evangelho como para o da Igreja. Em tudo isso há provisão tanto para o mundo quanto para a igreja.
Em Colossenses encontramos sustento, o alimento espiritual, que nos preservará do mal nas suas formas mais sutis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário