quarta-feira, 24 de junho de 2009

Atos dos Apostolos

Atos dos Apóstolos registra o estabelecimento da Igreja pelo Espírito Santo, vindo do céu, depois o trabalho dos apóstolos em Jerusalém e na Palestina, bem como o trabalho de outros obreiros do Senhor. Destaca a obra de Pedro e depois a de Paulo, encerrando com o relato da rejeição pelos judeus da Dispersão do evangelho pregado por Paulo.

As Epístolas
Expor, ainda que de forma sumária, o conteúdo das epístolas nos levaria longe demais. Iremos nos limitar a dizer algumas palavras a respeito de sua ordem cronológica, destacando apenas que elas nos descortinam a eficácia da obra de Cristo e o amor do Pai revelado Nele.

Epístolas Paulinas
Listamos em primeiro lugar aquelas cuja data é certa: 1 e 2 Tessalonicenses, 1 e 2 Coríntios, Romanos, Efésios, Colossenses, Filipenses e Filemon. As quatro últimas foram escritas durante o cativeiro de Paulo. A epístola aos Gálatas foi escrita de 14 a 20 anos após o chamado do apóstolo, depois de ele haver trabalhado algum tempo na Ásia Menor, talvez logo após a sua estada em Éfeso – em todos os casos, porém, depois da fundação das assembléias da Galácia. Ele escreveu 1 Timóteo por ocasião de sua partida de Éfeso. A época exata não pode ser fixada. Já 2 Timóteo foi escrita no final da vida do apóstolo, quando ele estava prestes a sofrer o martírio. A epístola a Tito faz referência a uma viagem de Paulo a Creta, mas não sabemos com exatidão quando essa viagem aconteceu (alguns acreditam que ela foi escrita durante a estada de Paulo em Éfeso). Moralmente, ela é contemporânea de 1 Timóteo. Não foi a intenção de Deus nos dar a cronologia das epístolas. A sabedoria divina não o quis, mas a ordem moral é bem clara e pode ser vista na maneira em que 2Timóteo se concentra na ruína da casa de Deus, enquanto 1Timóteo estabelece a ordem da mesma.


Hebreu
A epístola aos Hebreus foi escrita numa época relativamente tardia, visando ao juízo que havia de cair sobre Jerusalém. Apela aos Judeus crentes que se separem daquilo que Deus havia condenado.

Tiago
A epístola de Tiago é da época em que a separação aludida em Hebreus ainda não havia ocorrido. Os judeus crentes são vistos como ainda fazendo parte de Israel, que ainda não fora definitivamente rejeitado. Eles reconhecem somente a Jesus como Senhor da glória. Como as demais epístolas universais (as chamadas “católicas”), a de Tiago foi escrita nos últimos dias da era apostólica. Naqueles dias, o cristianismo havia encontrado uma entrada ampla em meio às tribos de Israel, e o juízo divino haveria de encerrar a história dos judeus. As epístolas de João foram escritas mais tarde ainda.

As epístolas de Pedro
Em 1Pedro, vemos que o evangelho já se espalhara bastante entre os judeus. Esta epístola está endereçada aos judeus crentes da Dispersão. Não há duvida de que 2Pedro é posterior e data do final da carreira do apóstolo – época em que haveria de levantar sua tenda e deixar os seus irmãos mais chegados. Ele não os quis deixar sem algumas advertências, visto que o cuidado apostólico logo já não estaria disponível. A exemplo da epístola de Judas, ela fala dos que negaram a fé, abandonando a senda da piedade, e dos escarnecedores, que se levantavam contra o testemunho da vinda do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário