segunda-feira, 22 de junho de 2009

1 Timóteo

E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Aquele que se manifestou em carne foi justificado em espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo e recebido acima, na glória. I Timóteo 3:16

1 Timóteo (“Honra Deus”) é um livro escrito para uma pessoa, um jovem por que Paulo tinha um profundo amor. Sendo de natureza tímida e retraída, mas dotado por Deus, ele necessitava ser estimulado a reavivar o sendo de responsabilidade em relação a uma atitude adequada “na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo”. O seu ministério lhe for confiado por amor ao bem estar da Igreja, o corpo de Cristo. Ele foi chamado também para assegurar que a sã doutrina fosse conservada na igreja local, e para que a ordem fosse mantida pela instrumentalidade de anciãos e diáconos fiéis.
A igreja também era para ser um lugar de oração (capítulo 2); e no capítulo 3 é dito que ela é “a coluna e firmeza da verdade” – uma testemunha do Deus manifestado na carne ou seja, da humanidade de Jesus; da pública confirmação de Sua divindade por meio da descida do Espírito Santo sobre Ele no batismo e do poder da unção divina visto em Sua vida. Ela é também uma testemunha que, em Cristo, Deus apareceu aos anjos, os quais nunca O tinham visto antes. E que Ele foi pregado aos gentios, por meio da difusão mundial do evangelho a toda a humanidade. “Crido no mundo”, não importa se por muitos ou por poucos, mas essa revelação de Deus tem chegado até nós. “Recebido acima, na glória”, completa a lista dos abençoados fatos que a igreja dá testemunho.
As instruções escritas neste livro são úteis para nos ensinar sobre a conduta e a vigilância individual devidas à Igreja de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário