sábado, 16 de maio de 2009

Teleios

O verbete Teleios e seus correlatos, aparecem no N.T., 49 vezes. Teleios é palavra usada por nosso irmao Apostolo Paulo aos Gentios-Etnes-PNAs, para falar de maturidade, de uma vida completa, de cristaos adultos, de gente que está sendo equipada e com um profundo desejo de se tornar um equipador no corpo de Cristo. Era esse o alvo de Paulo, seu foco estava bem direcionado, o apostolo sabia o que queria e para qual direção estava se movendo e exatamente aquilo para o qual foi chamado. Vejamos um destes textos em Cl. 1:28.29 "...a fim de que apresentemos todo homem perfeito, finalizado, teleios em Cristo. Vivemos um momento no mundo onde grande parte dos homens, sao homens inacabados, nao iniciados, homens sem pai. Paulo sabia da necessidade de apresentar, ofertar, todo homem como um homem adulto em Cristo. Deus espera que cresçamos na fe, que nos tornemos verdadeiros soldados de Cristo Jesus para entrar na batalha espiritual para valer. Em razao disso, ele afirma no vs. 29 "...é para isso que eu tambem me afadigo, esforçando-me o mai.s possiível, segundo o poder de Deus que operava eficientemente nele.
Será esta, meu querido irmao, minha querida irma, a marca do nosso andar com Deus? Estamos trabalhando fortemente para que aqueles que estao sob nossa responsabildade, sejam apresentados como cristaos maduros e frutiferos?

Tres questoes precisam ser lembradas aqui;

Primeiro
Hb. 5:14 - O alimento sólido é para os maduros, completos, nao e para qualquer pessoa. Uma criança na fe nao esta pronta para receber o ouro da Palavra, ela nao sabera como descobrir as pepitas de ouro da Sagradas Escrituras, para tanto ela necessitará crescer, tornar-se adulta, madura.

Segundo
Tg. 1:4 - A perseverança deve ter ação completa (teleios), perseverar e ficar sob pressao, debaixo de um peso, por esta razao a Palavra do Senhor a igreja de Filadelfia, é chamada de Palavra de Perseverança (Ap.3:10)
O vs. 2, fala de provaçoes, todos nos sabemos que as provaçoes é aquele tempo quando Deus esta tratando comigo e com voce, é um tempo de treinamento. Um cristao maduro, completo, compreendera sem dificuldades, a exortaçao do apostolo Tiago que nos encoraja a; "...ter motivo de toda a alegria quando passardes por varias provaçoes...". Um cristao nene, uma criancinha em Cristo, nao compreenderá que todo treinamento do Espirito Santo em nossa vida, sera proveitoso para o nosso viver diario. Aqueles que sao crianças porque nsaceram de novo, precisam de discipulado, aqueles que sao crianças porque nao cresceram na fe, precisam de quebrantamento e arrependimento e abandono do pecado.

Um comentário:

  1. Bom dia Irmão, Graça e paz.

    No texto Teleios, faltou a terceira questão,

    abraço,

    Daniel

    ResponderExcluir