segunda-feira, 4 de maio de 2009

RESTAURANDO AS REDESPor: Josué Martins
Pouco mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João seu irmão, que estavam no barco consertando (restaurando) as redes. Marcos 1:19.
Restaurar, vem do latim restaurare. O dicionário nos diz que restaurar significa; Instaurar de novo; restaurar a saúde perdidas; recuperar o vigor e energia; restaurar-se da doença, dos males; tornar a pôr em vigor; consertar, reparar, retocar, restaurar um templo.
O verbo restaurar (Katartizõ) aparece também no grego clássico nos dias do Novo Testamento, que pode ser traduzido também para consertar, por em ordem. Este termo descrevia a ação dos médicos, quando havia a necessidade de restaurar os ossos quebrados dos braços e pernas, das pessoas naqueles dias.
Examinando as Escrituras:
Examinando as Escrituras, notamos, que esse verbo, em seus diversos tempos verbais, aparece no texto bíblico quinze (15) vezes, assim distribuídas; Quatro (4) vezes nos evangelhos (Mateus.4.21; 21.16; Marcos 1.19; Lucas 6.40; Sete (7) vezes nas cartas de Paulo, Romanos. 9.22; 1ª Coríntios 1.10 e 13.11; 2ª Coríntios 13.9; Gálatas 6.1; Efésios. 4.12; 1ª. Tessalonicenses. 3.10; , Três (3) vezes na carta aos Hebreus (10.5, 11.3, 13.21), Uma (1) vez em 1ª. de Pedro, (5.10).
A primeira e única menção do evangelista Marcos, do verbo restaurar em seu evangelho, está em Marcos 1:19 "Pouco mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João seu irmão, que estavam no barco consertando (restaurando) as redes."
É nesse contexto que nosso amado Senhor Jesus, chama-os para segui-lo, no momento em que estão restaurando as redes, que eram seus instrumentos de pés ca; "vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens" (vs. 17). O chamado agora não era mais para restaurar redes para pescar peixes, mas, sim, restaurar homens, mulheres, famílias, vidas, que se tornariam em redes, úteis para pescar multidões no mar da vida.
Queridos irmãos, quando olhamos para nosso irmão, o apóstolo Paulo, percebemos que ele compreendeu que seu chamado, como ministro do evangelho era para restaurar vidas, através do discipulado, e, que esta também deveria ser a tarefa da igreja quando lança as suas redes para pescar, isto é, restaurar as vidas e famílias, esburacadas por traumas, decepções, frustrações, abusos de todo tipo: físicos, emocionais, sexuais e eclesiásticos. Restaurar os aleijões emocionais deste mundo que jaz no maligno, tanto dentro como fora da igreja, no ministério, quer mono, quer transcultural. Esta é a nossa necessidade como igreja nestes dias. A igreja deve ser uma comunidade onde as "redes humanas" podem ser restauradas depois de alcançadas pela graça do Evangelho.
A mente de Paulo
A primeira citação do nosso irmão Paulo, está na primeira carta de ministério, escrita por volta do ano 49 d.C., se, ela foi escrita aos cristãos da Galácia do Sul, ou em 53 d.C., se, dirigida aos Cristãos da Galácia do Norte. No capitulo 6.1, encontramos a seguinte exortação paulina; "Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o, (Katartizete) com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado." Gálatas 6.1
Corrigi-o, é, restaurai-o, consertai-o, coloquem em ordem. Se encontrarmos algum irmão, abro um parêntese aqui: precisa ser irmão, isto é: nascido de novo João 3:1.3, não basta ser membro da igreja, amigo do evangelho, membro de uma família que se declara evangélica, precisa ser regenerado 2º Coríntios 5:17, fecho o parêntese; assim sendo; restaurai-o, consertai-o, os ossos quebrados desse irmão, colocai em ordem. É mandamento da parte do nosso amado Senhor Jesus, a todos nós, o verbo esta no presente do imperativo, não é opcional. Aqui Paulo fala de caráter. Restaurar aqui, e restaurar o caráter do irmão encontrado em falta. Quando encontramos alguém no corpo de Cristo, que necessita ser restaurado em seu caráter, é nosso ministério, fazê-lo, cada um de nós, a tarefa da restauração do caráter de um irmão não esta concentrada na pessoa do pastor, dos presbíteros ou dos demais líderes, é uma tarefa de todo aquele que faz parte do corpo de Cristo, portanto, um irmão, restaurando outro irmão, consertando, contribuindo para que a vida daquele irmão encontrado em falta seja colocada em ordem. Não é uma questão para a assembléia ordinária da igreja, e uma questão para o corpo de Cristo.
Como definir Caráter? Caráter é aquilo que somos, não nascemos com caráter. Paulo diz aos irmãos de Filipos que Timóteo tinha um caráter provado e consequentemente aprovado. Como podemos definir um homem de caráter? Caráter é fidelidade a Deus, perseverança, integridade, diligencia, responsabilidade. Nascemos com uma personalidade, mas o Caráter precisa ser trabalhado, construído, gerado, isso é verdade para todos nós.
Como definir um homem ou uma mulher de caráter?
Alguém de caráter, é alguém, perseverante, (prometeu ao missionário que vai investir financeiramente em sua vida e ministério e o fará porque compreende que seu compromisso é perante Deus), responsável (chega sempre na hora em seus compromissos), integro (não necessita de correção continua), disponível (servo), fiel em todas as areas, alguém que possui as características que nosso Senhor revelou nos dias do Novo Testamento em sua natureza humana e persevera na tarefa de "esmurrar o seu corpo e reduzi-lo a escravidão" 1ª Coríntios9:27, na busca inquietante de um caráter segundo Deus. Quando somos provados, testados ou tentados, Deus esta trabalhando em nosso caráter, para restaurá-lo e nos levar a Maturidade. É o que nos diz nosso irmão Tiago em sua carta, 1:1.4 "para que sejais, perfeitos (maduros) e íntegros, em nada deficientes (completos)".
A segunda citação do verbo restaurar nas cartas de Paulo, que desejo mencionar, está em 1ª Coríntios 1:10....Paulo encoraja os irmãos a serem "inteiramente unidos"
"Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor que falei todos a mesma coisa, e que não haja entre vós divisões; antes sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer." Aqui temos Katertismenoi, isto é, o relacionamento entre os corintios, não estava entretecido, não soavam juntos de forma orquestrada, estava rompido, haviam buracos em sua redes, não era um relacionamento saudável, precisavam de restauração, conserto. Quando leio a carta de Paulo aos Corintios, lembro-me do livro de Juízes, "não havia rei em Israel e cada um fazia o que achava bem aos seu próprios alhos." Porque nosso Senhor não era o Rei de sua vidas, encontramos nessa igreja, muitas portas abertas para todo tipo de ataque demoníaco na vida dos irmãos, haviam buracos na vida da igreja, era portanto necessário, uma restauração na forma de pensar, "na mesma disposição mental" e mais ainda, "no mesmo parecer" Não havia unidade, estavam divididos em sua forma de pensar e agir. As divisões internas revela toda carnalidade na vida desses irmãos e Paulo os chama de carnais, meninos em Cristo, não podiam receber alimento sólido, somente leite, pois eram crianças. De que forma podemos trabalhar para restaurar uma criança? Isso só será possível através da educação que vem através da Graça de Deus, através do discipulado.
A terceira citação que desejo compartilhar está em Efesios 4:12....
Paulo afirma que os dons e ministérios ali mencionados, são para a restauração dos santos, algumas traduções, trazem a palavra, aperfeiçoamento dos santos, mas não esta claro, como e quando deve ser esse aperfeiçoamento. O verbo aperfeiçoar aqui é Katartismós. Olhando para a Palavra de Deus, encontramos a revelação do Espírito Santo sobre esse texto e podemos compreender que Paulo não esta falando de treinamento por atacado ou mentoria dos santos, nem tão pouco de um programa, mas de discipulado. Discipular é restaurar vidas, é consertar "osso quebrado", coloca-las em ordem para que possam ser restauradas e curadas, bem equipadas e assim tornem-se úteis para o nosso Senhor. Dá trabalho? Sim, mas não há outra forma, somos chamados para restaurar vidas, famílias, ministérios, através do discipulado, para a Gloria de Deus. É trabalho de Pais e Mães espirituais, não de mentores, repito não é um novo programa, importado ou copiado, discipulado é: Estilo de Vida do Reino. A igreja não precisa de mentores, os mentores são para as fabricas, industrias, empresas, ou podem também ser utilizados em algumas das megas igrejas, onde a preocupação com o crescimento numérico e maior do que com o crescimento quantitativo, nesse ambiente os mentores podem exercer a sua profissão, mas na igreja de Deus, no corpo de Cristo, não precisamos de profissionais, mas de homens e mulheres, quebrantados de verdade, santificados, irrepreensíveis e restaurados. Restaurados em seu relacionamento com Deus, com sua família, com suas ovelhas ou sua liderança, com seus colegas de trabalho, com as pessoas de seu relacionamento, mesmo que isso implique em comportar-se como; "ovelha muda que vai para o matadouro", homens e mulheres, que estejam dispostos a gerar filhos, netos, bisnetos e tataranetos que geram outros e outros, que serão modelos, gente de vida saudável, bonita que vai crescer para a Maturidade, e assim abençoar as etnias não alcançadas (Mt. 28:19). Urgentemente nestes dias, necessitamos de uma restauração da obediência ao mandamento do texto acima: "Indo, fazei discípulos..."
A noiva que será apresentada ao noivo naquele grande dia das bodas do cordeiro, deverá ser: "gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito". Efésios 5:27.
Como? De que forma? Qual o método?
Restauração através do discipulado, cuidando de cada novo nascido, como Paulo escreveu aos Tessalonicenses, "a cada um de vós" 1ª Tessalonicenses 2:11 e daqueles que durante a "pescaria" romperam, rasgaram, as suas redes e desejam muito, ser restaurados para participarem da abundante pesca nestes últimos dias, quando "aguardamos dos céus o seu filho Jesus Cristo" 1ª Tessalonicenses 1:10,11. Amém.
Oremos
Espírito Santo, restaura o nosso caráter, nossos relacionamentos e nossos ministérios, para que a mensagem das Boas Novas, seja comunicada com poder do Espírito Santo e assim salvar, os que estão perdidos. Espírito santo restaura-nos como igreja, pastores e ovelhas, para que através de nós, braços e pernas de homens e mulheres entre todos os povos, sejam restaurados, colocados em ordem, para sermos verdadeiramente, Sal e Luz, nesta geração. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário